sábado, outubro 07, 2006

CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

“Sustentável,adj. que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por longo período”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

No livro As Conexões Ocultas, Fritjof Capra, renomado físico e teórico, nos informa que o conceito de sustentabilidade foi criado no começo da década de 80 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras.

Capra ainda nos relata que alguns anos depois, o relatório da comissão mundial do meio ambiente e desenvolvimento, o famoso “Relatório Brundtland”, usou a mesma definição para apresentar a noção de desenvolvimento sustentável: a humanidade tem a capacidade de alcançar o desenvolvimento sustentável – de atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.

Assim nasciam as primeiras definições de sustentabilidade, esse novo conceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das consequências das explorações predatórias da natureza. Quando se aborda sustentabilidade, deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito. A sustentabilidade abarca várias áreas do conhecimento humano, dentre elas a mais lembrada talvez seja a ambiental.

A sustentabilidade ambiental responde diretamente pela preservação e conservação do ambiente[1], de forma que o desenvolvimento não agrida o meio ambiente. O desenvolvimento atual vem gerando enormes impactos ambientais. Para que a sustentabilidade em si se aplique, há a necessidade de que conhecimentos fragmentados sejam integrados. Na sustentabilidade, os aspectos ambientais devem ser tão relevantes quanto os aspectos técnicos e econômicos, bem como os aspectos de estética e conforto.

[1] Ambiente: Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e/ou as coisas e os influência. (FERREIRA, 2000, p.38)

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Daniela, tudo bem? Achei seu blogger pesquisando sobre Sustentabilidade Ambiental pq preciso produzir uma matéria sobre este assunto para a revista que trabalho chamada Flash Vip. Gostaria de saber se vc pode me ajudar falando sobre o assunto ou me indicando alguém que possa. Meu email é carobel@hotmail.com. Aguardo retorno. Abraços Carolina Dias

Anônimo disse...

Olá Dani, Meu Nome é Hermano Melo gostei do seu Artigo sobre sustentabilidade. gostaria de saber se voce estaria disposta a colaborar com algum artigo mais forte defendendo o conceito de sustentabilidade como uma parceria com a agroecologia, eu faço parto do grupo de agroecologia da UFC e defendemos a agroecologia com base na sustentabilidade. Voce poderia colaborar participando do nosso grupo pelo Yahoo Grupos o Nome é: Novo_GAUFC eu ficaria agradecido.
qualquer coisa pode entrar em contato comigo por e-mail: hermano_ufc@yahoo.com.br ou por msn:hermano-melo@hotmail.com

Caio César disse...

Olá, meu nome é Caio. Gostei muito das suas colocações sobre sustentabilidade. Acho que explica e exemplifica de form bastante clara e simples. Estou produzindo uma apresentação sobre responsabilidade social e sustentabilidade. Gosto muito do assunto. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

orthologic remote compelled broadening anand isbn glucose repatriation polite levels utilising
semelokertes marchimundui

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Marjorie disse...

Ameeei , o texto !
muito esclarecedor , serviu como inspiração de uma pesquisa pra mim !
Obrigado , D: