sábado, outubro 07, 2006

DEFINIÇÃO DE HOTEL

“Hotel, sm. Estabelecimento onde se alugam quartos e apartamentos mobiliados, com refeições ou sem elas”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Conforme nos informou o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, os hotéis caracterizam-se pelo fato de locar dependências mobiliadas a fim atender as necessidades primordiais de repouso e higiene de determinados usuários, estes podem vir a necessitar desse serviço por diversas razões. Assim, logo a definição de tipos de hotéis sempre estará ligada ao segmento de mercado e localização que um determinado hotel se propõe a atender.

O desenvolvimento do turismo, englobando o lazer, os negócios e os congressos, ocorridos juntamente ao encurtamento das distâncias e o barateamento das viagens proporcionadas pela evolução do transporte, vêm criando a necessidade de novos tipos de hotel, dirigidos aos novos nichos do mercado que vêm sendo criados. O mercado tem respondido a diversas demandas, fazendo surgir ao longo do tempo, muitos tipos de hotéis com características próprias em função da sua localização e do segmento nos quais estão voltados. Os tipos existentes podem ser classificados conforme suas características constituintes, ou seja; o padrão e as características de suas instalações, sendo essas: grau de conforto, qualidade de serviços e preços.

As áreas departamentais dos hotéis podem variar muito de acordo com seu tamanho e com sua categoria, podendo não existir certos departamentos em certos hotéis. Essas estruturas operacionais nos informam a dinâmica do funcionamento do hotel.

Nenhum comentário: