sábado, outubro 07, 2006

RECURSOS PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

REDUÇÃO DO USO DE RECURSOS NATURAIS

De todos os recursos naturais utilizados nas construções, os recursos finitos da água e da energia elétrica, são os que mais preocupam quanto sua extinção. A utilização indiscriminada dos recursos naturais, foi e tem sido foco de diversos desequilíbrios, sejam eles ecológicos ou econômicos.

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

A cadeia de produção civil apresenta importantes impactos ambientais em todas as etapas do seu processo. As atividades de produção, de material prima, de canteiro de obra, de manutenção, reforma e até mesmo de demolição geram impactos ambientais. A redução do impacto ambiental na construção civil pode ser minimizada através do:

  • USO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIAS QUE PROMOVAM A SUSTENTABILIDADE
  • USO DE MATERIAIS ECOLÓGICAMENTE CORRETOS

A escolha de materiais na construção sustentável, deveria em princípio obdecer a critérios de preservação, recuperação e responsabilidade ambiental. Isso significa que; ao iniciar uma construção é importante considerar os tipos de materiais, se estes estão de acordo com o local (com sua geografia, ecossistema, história etc…) e se podem contribuir para conservar e melhorar o (meio) ambiente onde estão inseridos.

É importante evitar também materiais que reconhecidamente estão envolvidos com graves problemas ambientais, e sobre os quais hoje há consenso entre todas as entidades sérias que trabalham com construções sustentáveis. O modo de produção dos materiais e a verificação de sua composição (averiguar se possuem elementos tóxicos, poluentes) também são de extrema importância.

Nenhum comentário: