sábado, outubro 07, 2006

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Entende-se por construção sustentável, o sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso de produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. As construções sustentáveis podem ser classificadas pelos seguintes tipos:

  • Construções com materiais sustentáveis industriais: Construções edificadas com ecoprodutos fabricados industrialmente adiquiridos prontos, com tecnologia em escala, atendendo as normas, legislação e demanda do mercado.
  • Construções com resíduos não-processados (Earthship): Reuso de materiais de origem urbana, tais como as garrafas PET, latas, cone de papel acartonado, etc…
  • Construídas com materiais de reuso (demolição ou segunda mão): Esse tipo de construção incorpora produtos convencionais e prolonga sua vida útil, e requer pesquisa de locais para compra de materais, o que reduz seu alcance e produtibilidade.
  • Construções Alternativas: Utiliza materiais convencionais, encontrados no mercado, conferindo-lhes funções diferentes das originais. É um dos modelos principais entre as comunidades carentes.
  • Construções Naturais: Faz uso de materiais naturais disponíveis no local da obra ou adjacencias (terra, madeira, bambu), utilizando tecnologias sustentáveis de baixo custo e dispêndio energético.

Nenhum comentário: