sábado, outubro 07, 2006

O DESIGN DE INTERIORES A PARTIR DO USO DOS RECURSOS SUSTENTÁVEIS EM AMBIENTES DE HOTEL

O Design de Interiores a partir do uso de recursos sustentáveis em ambientes de Hotel é o tema desse trabalho, que pretende de maneira panorâmica, dado a complexidade dos conceitos abordados, como por exemplo, o da sustentabilidade, levantar e analisar os conceitos de Design de Interiores, da Sustentabilidade e da Hotelaria, a fim de obter subsídio teórico para elaboração da parte projetual do mesmo. Averiguando de que maneira o Design de Interiores a partir do uso de recursos sustentáveis pode vir a ser útil na concepção de ambientes sustentáveis para hotéis, no qual se possa controlar a grave situação de degradação dos recursos naturais em que se encontra o planeta, em razão dos modos de costume e consumo que se desenvolveram ao longo da história da formação das sociedades humanas e acentuadamente, da sociedade contemporânea.

DEFINIÇÃO DE HOTEL

“Hotel, sm. Estabelecimento onde se alugam quartos e apartamentos mobiliados, com refeições ou sem elas”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Conforme nos informou o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, os hotéis caracterizam-se pelo fato de locar dependências mobiliadas a fim atender as necessidades primordiais de repouso e higiene de determinados usuários, estes podem vir a necessitar desse serviço por diversas razões. Assim, logo a definição de tipos de hotéis sempre estará ligada ao segmento de mercado e localização que um determinado hotel se propõe a atender.

O desenvolvimento do turismo, englobando o lazer, os negócios e os congressos, ocorridos juntamente ao encurtamento das distâncias e o barateamento das viagens proporcionadas pela evolução do transporte, vêm criando a necessidade de novos tipos de hotel, dirigidos aos novos nichos do mercado que vêm sendo criados. O mercado tem respondido a diversas demandas, fazendo surgir ao longo do tempo, muitos tipos de hotéis com características próprias em função da sua localização e do segmento nos quais estão voltados. Os tipos existentes podem ser classificados conforme suas características constituintes, ou seja; o padrão e as características de suas instalações, sendo essas: grau de conforto, qualidade de serviços e preços.

As áreas departamentais dos hotéis podem variar muito de acordo com seu tamanho e com sua categoria, podendo não existir certos departamentos em certos hotéis. Essas estruturas operacionais nos informam a dinâmica do funcionamento do hotel.

CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

“Sustentável,adj. que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por longo período”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

No livro As Conexões Ocultas, Fritjof Capra, renomado físico e teórico, nos informa que o conceito de sustentabilidade foi criado no começo da década de 80 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras.

Capra ainda nos relata que alguns anos depois, o relatório da comissão mundial do meio ambiente e desenvolvimento, o famoso “Relatório Brundtland”, usou a mesma definição para apresentar a noção de desenvolvimento sustentável: a humanidade tem a capacidade de alcançar o desenvolvimento sustentável – de atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.

Assim nasciam as primeiras definições de sustentabilidade, esse novo conceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das consequências das explorações predatórias da natureza. Quando se aborda sustentabilidade, deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito. A sustentabilidade abarca várias áreas do conhecimento humano, dentre elas a mais lembrada talvez seja a ambiental.

A sustentabilidade ambiental responde diretamente pela preservação e conservação do ambiente[1], de forma que o desenvolvimento não agrida o meio ambiente. O desenvolvimento atual vem gerando enormes impactos ambientais. Para que a sustentabilidade em si se aplique, há a necessidade de que conhecimentos fragmentados sejam integrados. Na sustentabilidade, os aspectos ambientais devem ser tão relevantes quanto os aspectos técnicos e econômicos, bem como os aspectos de estética e conforto.

[1] Ambiente: Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e/ou as coisas e os influência. (FERREIRA, 2000, p.38)

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Entende-se por construção sustentável, o sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso de produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. As construções sustentáveis podem ser classificadas pelos seguintes tipos:

  • Construções com materiais sustentáveis industriais: Construções edificadas com ecoprodutos fabricados industrialmente adiquiridos prontos, com tecnologia em escala, atendendo as normas, legislação e demanda do mercado.
  • Construções com resíduos não-processados (Earthship): Reuso de materiais de origem urbana, tais como as garrafas PET, latas, cone de papel acartonado, etc…
  • Construídas com materiais de reuso (demolição ou segunda mão): Esse tipo de construção incorpora produtos convencionais e prolonga sua vida útil, e requer pesquisa de locais para compra de materais, o que reduz seu alcance e produtibilidade.
  • Construções Alternativas: Utiliza materiais convencionais, encontrados no mercado, conferindo-lhes funções diferentes das originais. É um dos modelos principais entre as comunidades carentes.
  • Construções Naturais: Faz uso de materiais naturais disponíveis no local da obra ou adjacencias (terra, madeira, bambu), utilizando tecnologias sustentáveis de baixo custo e dispêndio energético.

RECURSOS PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

REDUÇÃO DO USO DE RECURSOS NATURAIS

De todos os recursos naturais utilizados nas construções, os recursos finitos da água e da energia elétrica, são os que mais preocupam quanto sua extinção. A utilização indiscriminada dos recursos naturais, foi e tem sido foco de diversos desequilíbrios, sejam eles ecológicos ou econômicos.

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

A cadeia de produção civil apresenta importantes impactos ambientais em todas as etapas do seu processo. As atividades de produção, de material prima, de canteiro de obra, de manutenção, reforma e até mesmo de demolição geram impactos ambientais. A redução do impacto ambiental na construção civil pode ser minimizada através do:

  • USO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIAS QUE PROMOVAM A SUSTENTABILIDADE
  • USO DE MATERIAIS ECOLÓGICAMENTE CORRETOS

A escolha de materiais na construção sustentável, deveria em princípio obdecer a critérios de preservação, recuperação e responsabilidade ambiental. Isso significa que; ao iniciar uma construção é importante considerar os tipos de materiais, se estes estão de acordo com o local (com sua geografia, ecossistema, história etc…) e se podem contribuir para conservar e melhorar o (meio) ambiente onde estão inseridos.

É importante evitar também materiais que reconhecidamente estão envolvidos com graves problemas ambientais, e sobre os quais hoje há consenso entre todas as entidades sérias que trabalham com construções sustentáveis. O modo de produção dos materiais e a verificação de sua composição (averiguar se possuem elementos tóxicos, poluentes) também são de extrema importância.

HOTELARIA SUSTENTÁVEL

A hotelaria enquanto segmento no qual predomina a prestação de serviço, caracteriza-se por ser uma atividade constituída de uma série de serviços. Esses serviços interagem com os sistemas ecológicos, e que por sua vez podem gerar impactos ambientais como: >USO INDISCRIMINADO DE RECURSOS NATURAIS DE FORMA NÃO RENOVÁVEL

  • Uso da água
  • Uso de energia elétrica

> IMPACTOS POLUIDORES NO MEIO AMBIENTE

  • Geração de resíduos sólidos
  • Geração de resíduos líquidos
  • Emissão de gases e ruídos
  • Poluição visual

Dessa forma a hotelaria sustentável pretende conduz suas atividades através de ações planejadas, com a realização de estudos de impactos ambientais, visando alcançar patamares sustentáveis para sua atividade, com um maior equilíbrio entre a conservação ambiental e a satisfação de seus hóspedes.

O DESIGN DE INTERIORES COM POSSIBILITADOR DA APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM AMBIENTES DE HOTEL

Os ambientes de hoteleiros sustentáveis devem possuir em suas políticas, práticas e em sua própria concepção construtiva, aspectos da sustentabilidade que minimizem ou até mesmo eliminem os impactos ambientais. O Design de Interiores por sua vez, vem a ser mais uma ferramenta para que esses ambientes atinjam essa sustentabilidade. Em sua realização através de propostas projetuais, é possível detectar através de uma análise específica quais as necessidades a serem alcançadas para que o ambiente alcance a sustentabilidade. E então propor através do uso dos recursos sustentáveis, de forma interdisciplinary, soluções que atendam essas necessidades. Possíveis uso de recursos para sustentabilidade, que o Design de Interiores pode empregar:

  • Uso de materiais ecologicamente corretos
  • Emprego de material reciclável
  • Emprego de madeiras certificadas
  • Equipamento de aquecimento, resfriamento e ventilação ecologicamente corretos
  • Soluções estéticas e originais
  • Adequação dos materiais contrutivos e das técnicas à localização geográfica
  • Valorização das técnicas construtivas tradicionais e que favoreçam a preservação do meio ambiente

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

>> Redução do impacto ambiental através de tecnologias não poluidoras

REDUÇÃO DO USO DOS RECURSOS NATURAIS

>> Redução do uso dos recursos naturais através da ecoeficiência

REFERÊNCIAS

>>Algumas referências de pesquisa

SILVA, Marcos da. Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos da UCG: Modalidades, formatação e referências. – GO: Ed. da UCG,2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. MiniAurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2000

ANDRADE, Nelson; BRITO, Paulo Lúcio de; JORGE, Wilson.Hotel:Planejamento e projeto.2ª ed. São Paulo: Instituto de Pesquisa Tecnológicas:CEMPRE,1995.

ALASTAIR, Fuad-Luke.Manual de diseño ecológico: Um catálogo completo de mobiliário y objetos para la casa y lo oficina. Palma de Mallosca: Ed. cartago, 2002.

MOLISSON,Bill. Introdução a Permacultura.2ª ed. Tradução: André Luiz Jaeger S..Austrália: Ed. Tagari, 1994.

LINDBERG, Kreg; HANKINS Donalds E.. Ecoturismo: Um guia para planejamento e gestão. 2ª ed. Tradução: Leila Cristina de M. Darian. São Paulo: Ed. Senac, 1999.

CAPRA, Fritjof. Conexões Ocultas: Ciência para uma vida sustentável. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cutrix, 2003.

OLIVEIRA, Rodolfo Nilo. Cultura dos povos Karajás e conceitos do ecodesign como repertório para projetos de Design. 2004. 68 f. Monografia (Graduação) _ Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

OLIVEIRA, Lucila Mara de. Serranos Park Hotel gestão sustentável. 2004. Monografia (Graduação)_ Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas.

CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 8ª ed. Caixias do sul: Ed. Educs, 2001.

MEIGUINS, Alessandro; GALVÃO, Deise. Nada se perde, tudo se aproveita. Planeta Casa. São Paulo, v.25, n.476, p. 40-41, Maio, 2001.

JONH, Vanderley. Reciclagem de entulho para a produção de materiais de construção: Projeto Entulho Bom. Salvador: Ed. UDUF-BA, 2001.

DUARTE, Laura; WEHRMENN, Magna. Ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade.

Disponível em <http://tve.brasil.com.br/salto/boletins2004/vnac/text1.htm> Acesso em: 23 set 2005.

WADDINGTON, Helenio. O turismo sustentável no Brasil. Disponível em: <http://www.roteirosdecharme.com.br>Acesso em 19 set. 2005.

DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Alternativas de desenvolvimento sustentável no turismo. Disponível em <http://www.dma.01.htm> Acesso em: 23 set. 2005.

PRADA, Bruno. Casa na árvore. Disponível em <http://www.oeco.org.br> Acesso em: 23 set. 2005.

ARAUJO, Márcio Agusto. Produtos ecológicos para uma sociedade sustentável. Disponível em: Acesso em: 17 ago. 2005.

_____________________ A moderna construção sustentável. Disponível em: Acesso em: 08 out. 2005.

AGUDETO, Líbia P. P.; JUNIOR, Eloy F. C. Construção Sustentável: um estudo de caso em Curitiba. Disponível em www.idhea.com.br/artigosentrevistas_artigos.003.htm>

Acesso em 17 ago. 2005.

FELINTO, Valdo. Cultura material e tranferência de tecnologias. Disponível em: Acesso em: 17 ago. 2005.

PAMPLONA, Sérgio. Uma arquitetura para o cerrado. Lótus: Guia holístico e cultural. Brasília, ano XIV, n.153,p.15-17. Setembro 2003.

ULLMANN, Cristian. Para um design solidário e sustentável. Disponível em: Acesso em: 04 set. 2005.

AYLLÓN, Luís j.. Postura empresarial ecologicamente correta. Disponível em: Acesso em: 26 ago. 2005.

PIPPI, Luís Ghilherme A.; AFONSO, Sonia; SANTIAGO, Alina. A aplicação da sustentabilidade no ambiente urbano. Disponível em: Acesso em: 08 out. 2005.

HABIB, Daniel; ANTUNES, Douglas; BONIS, Mauro. Design Integral. Disponível em: Acesso em: 14 nov. 2004.

Apostila da palestra: Design e Arquitetura sustentável. Ministrante: Arq. Alessandra Caiado. dias 07 e 08 de novembro de 2002.

CENTENO, Cládia Rodrigues; CHAMUSCA, André Iranzo. Gestão ambiental em meios de hospedagem. 2004. 67 f. Monografia (Graduação) _ Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre.Disponível em: Acesso em: 05 set. 2005.

FENNELL, David A. Ecoturismo: Uma introdução.São Paulo: Ed. Contexto, 2002.